top of page

3 Conceitos básicos que você precisa saber a respeito da computação em nuvem

A computação em nuvem é definitivamente a tecnologia que as empresas precisam adotar nos dias de hoje.


A nuvem fornece a conveniência de compartilhar recursos (através da internet) a nível global. Com os serviços de computação em nuvem, você pode facilmente compartilhar arquivos importantes em qualquer lugar, a qualquer momento, ajudando no cumprimento de prazos mais rápido e de forma eficiente.


A redução de custos é apenas um dos benefícios da computação em nuvem. Quer seja CapEx (Capital Expense) ou OpEx (Operational Expense), os recursos são pagos apenas quando eles realmente são utilizados. Com a computação em nuvem, você pode atribuir os recursos e carga de trabalho com bastante facilidade, deixando seu time técnico se concentrar em tarefas maiores. A elasticidade (Capacidade de aumentar ou diminuir de tamanho), é outra vantagem da computação em nuvem.


Vamos dar uma breve olhada nos três conceitos mais comuns que um usuário de computação em nuvem precisa conhecer.





SaaS


O “Software-As-A-Service” ou Software como Serviço (IaaS), é um modelo de negócios hospedado na nuvem, onde o software é licenciado com base em assinaturas.


Os fornecedores de software podem desenvolver e prover seus serviços através deste meio. Este modelo é mais adequado para empresas com poucos clientes - que fornecem serviços através de navegadores da web.




PaaS


O “Platform-As-A-Service” ou Plataforma como serviço (PaaS), é como o nome sugere, uma plataforma onde os aplicativos são desenvolvidos, implantados, testados e suportados.


Os clientes agora podem executar, gerenciar e desenvolver facilmente suas aplicações sem dedicar uma infra-estrutura individual para organizar essas operações, o que é necessário ao desenvolver e lançar uma aplicação web.




IaaS


O “Infrastructure-As-A-Service” ou Infraestrutura como serviço (IaaS), fornece recursos virtualizados através da computação em nuvem.


Os clientes tem acesso sobre todos os aspectos da infra-estrutura, como recursos de computação física, dimensionamento, particionamento, estruturas de dados, backup, localização e segurança, entre vários outros detalhes de infraestrutura importantes exigidos por um aplicativo.




Um conceito menos conhecido é o Desktop como um serviço (DaaS). É uma versão ligeiramente melhorada do SaaS que suporta o uso do aplicativo por vários usuários simultaneamente para completar tarefas mais rapidamente.


Estes são alguns dos conceitos que ajudarão a melhorar a sua experiência em computação em nuvem.



Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
bottom of page