top of page

Por que usar Spotinst se o Spot Fleet é de graça?


Todas as três principais provedoras de nuvem possuem uma modalidade de contratação com alto desconto para suas ofertas de máquinas virtuais devido a capacidade ociosa de seus data centers. Para cada provedor de nuvem, um nome diferente e em especial na AWS essa modalidade possui um nome de Instâncias Spot.


Apesar do massivo desconto que chegam à faixa de 90%, as Instâncias desta modalidade eram comumente usadas apenas para ambientes de testes ou de curta duração, pois em contrapartida ao desconto, não há garantia de disponibilidade destas instâncias por parte da provedora, ou seja, se for necessário desligá-la para entregar ao uso padrão sob demanda ou sob reserva para outro cliente a provadora simplesmente irá desligar com avisos prévios de dois minutos.


Desta deficiência de disponibilidade das instâncias Spot, surgiu a Spotinst com sua solução chamada Elastigroup, serviço de auto-scaling que automatiza o processo de substituição das instâncias Spot mantendo o seu ambiente ativo, apesar do desligamento das instâncias por parte das provedoras de nuvem.


Em contrapartida, visando atrair novos clientes e disputar mercado com suas concorrentes a AWS lançou uma nova ferramenta chamada Spot Fleets. que pode ser integrado com o Auto Scaling Group e tem como função manter uma frota de instâncias Spot sempre ativo.


Devido a esta nova ferramenta da AWS surge nos pensamentos de muitos usuários a seguinte pergunta: Por que vou usar a Spotinst se o Spot Fleet é de graça?

A primeira vista as duas ferramentas podem parecer iguais, pois são semelhantes por definição mas são completamente diferentes na prática.


Podemos listar algumas semelhanças teóricas como:

  • Ambas as ferramentas são multi tipo. Ou seja, em ambos é possível selecionar mais de um tipo de instâncias.;

  • Ambas são multi zonas. Tanto na Spotinst quanto no Spot Fleet é possível utilizar mais de uma zona de disponibilidade simultaneamente.

  • Ambas as soluções lhe permite manter um limiar de base de instâncias sob demanda. O que significa que você pode definir que uma determinada quantidade de instâncias do grupo deverá ser obrigatoriamente no modelo On Demand.

Em vista das afirmações acima onde estão as diferenças entre as ferramentas?

A primeira e mais gritante diferença é a operabilidade, para se ter vários tipos e zonas de instâncias no Spot Fleet é necessário criar várias Spot Pools, e decidir por diversas opções de como o método de reposição e peso relativo de cada Spot Pool o que exige planejamento e pesquisa sobre cada tipo de instâncias Spot candidatas a fazerem parte do Spot Fleet. Já na Spotinst você simplesmente marca quais zonas e tipos pretende usar e toda a análise é calculada automaticamente e representada em um gráfico simples permitindo sua imediata compreensão e decisão.

Além disso na Spotinst você, apesar de ter a possibilidade de reservar uma fatia do seu grupo para rodar em modo On Demand, você pode deixar todo o seu ambiente rodando em Spot que o Elastigroup é totalmente capaz de fazer fall back para On Demand caso não haja instâncias Spot disponível de nenhum tipo em nenhum zona de disponibilidade, maximizando a sua economia.


Até aqui você pode dizer, que as diferenças são sutis, afinal ambas mantém o ambiente rodando em Spot, mas é exatamente neste ponto que entra os diferenciais da Spotinst, e são:

  • Somente a Spotinst garante SLA. Isso quer dizer que somente a Spotinst garante que a capacidade desejada do seu ambiente será mantida ainda que haja uma total indisponibilidade de instâncias Spot. Devido a característica do Fall back para On Demand automático, todo o seu ambiente será migrado para On Demand se a oferta de Spot simplesmente desaparecer, fenômeno muito comum durante Black Fridays e datas comemorativas, enquanto no Spot Fleet, apenas a capacidade resguardada em On Demand permaneceria ligado.

  • O Elastigroup faz a reposição das instâncias de forma proativa e o Spot Fleet é meramente reativo. Graças ao algoritmo de predição exclusivo e desenvolvido pela Spotinst, o Elastigroup possui a inteligência de mapear o mercado Spot da AWS globalmente, e prever o desligamento compulsório de uma instância Spot com até 20 minutos de antecedência permitindo que um processo automatizado de substituição por uma nova instância se inicie antes que a AWS inicie o processo de desligamento. Já na AWS uma nova instância é ligada para substituir a que foi desligada causando perda de performance ou até indisponibilidade na sua aplicação.

  • A Spotinst possui um dashboard muito preciso indicando quais foram e quais as previsões de economia dos seus ambientes rodando em Spot.

  • Somente a Spotinst oferece suporte técnico 24/7 gratuito.

  • Somente o Elastigroup é compatível com as principais ferramentas de CI/CD do mercado.

Além das diferenças reveladas acima, que nos permite afirmar que a única opção para uso de instâncias Spot com SLA é a Spotinst, este também é uma ferramenta multicloud, concentrando a gerência de infraestrutura multicloud em um único console e a boa notícia é que o custo da ferramenta é baseado na economia gerada, assim a Spotinst garante também a economia pois se a economia for zero, seu custo com a Spotinst é zero.



Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
bottom of page