top of page

Os desafios de usar Instâncias Reservadas e Savings Plans na AWS

As Instâncias Reservadas da AWS (RI) e os Savings Plans são modelos de precificação para EC2, RDS e outros serviços AWS.  O princípio central é simples – se comprometa a um valor mínimo de uso, e usufrua de até 75% de desconto dos serviços de nuvem da AWS.  Empresas que se preocupam com os custos de suas infraestruturas de nuvem fazem uso das instâncias reservadas e do Saving Plan para reduzir os custos a longo prazo e estabilizar a previsão de workloads da infraestrutura.

Contudo, o gerenciamento desses modelos de cobrança não é algo simples como pode parecer. Por serem somente um mecanismo de billing, os termos e condições de cada modelo de precificação podem facilmente variar. 

Os erros de interpretação, causados em grande parte pela complexidade do gerenciamento das instâncias reservadas e do Saving Plan, podem acabar gerando gastos desnecessários ou perda de oportunidades de economia.  

Para compreender os vários parâmetros que devem ser considerados ao comprar instâncias reservadas, deve-se inicialmente entender os diversos tipos de instâncias reservadas oferecidas pela AWS. 

Os tipos de instâncias reservadas variam de acordo com diversas características, o que afeta o seu preço e seu respectivo potencial de economia. 

  • Tipos de Comprometimento: A compra de instâncias reservadas da AWS pode implicar num compromisso de  1 ou 3 anos.

  • Abrangência de Território: As instâncias reservadas podem ser regionais ou serem aplicáveis a uma zona de disponibilidade específica. 

  • Tipo de Instância : As instâncias reservadas correspondem a um grupo de família específico.  

  • Classes de Oferta (Standard / Convertible): Enquanto algumas atribuições das instâncias reservadas podem ser modificadas, a família de uma instância Standard não pode ser alterada. Contudo, ao usar instâncias reservadas convertíveis, o grupo da família da instâncias pode ser trocada por outro tipo. 

  • Opções de Pagamento: Instâncias Reservadas podem ser pagas “upfront fully”, parcialmente ou sem pagamento upfront.

  • Plataforma: As instâncias reservadas, bem como os workloads cobertos por elas, varias de acordo com o sistema operacional. Exemplo: Windows ou Linux/Unix.

  • Flexibilidade: Instâncias reservadas regionais podem ser flexíveis e são automaticamente aplicáveis a diferentes tamanhos de instâncias de uma mesma família.

  • Serviços: Existem diferentes tipos de RIs para diferentes tipos de serviços AWS. Por exemplo: EC2, RDS, ElastiCache entre outros.  

Para ilustrar os efeitos que essas características produzir, observe abaixo o quadro que mostra como os percentuais de economia das instâncias reservadas variam de acordo com o prazo do comprometimento, as classes de ofertas e as opções de pagamento. 

Tomando todos esses parâmetros em consideração, vários pontos passam a ser críticos para os usuários de instâncias reservadas. 

  • Enquanto os preços de algumas instâncias tendem a decrescer (como tem sido o caso da AWS reduzindo os custos com frequência) , os preços das Instâncias Reservadas permanecem fixos e relacionados aos preços On-Demand do período de compra.

  • Além disso, conforme novos tipos de instâncias são lançadas com frequência pela AWS, a reserva pode ser aplicada a tipos de instâncias com tecnologia obsoleta.

  • Soma-se a isso o fato de o cliente estar sendo cobrado pela instância reservada independente do uso ou não da mesma. Com isso, o potencial de economia de uma instância reservada só é atingido em seu máximo quando as instâncias estiverem ativas e em uso.  

  • Por fim, enquanto workloads modernos são flexíveis e escaláveis (para atender a variação uso e demanda), as instâncias reservadas são fixas e não variam.

Um fator adicional que é chave para o impacto no ecossistema das instâncias reservadas é a existência do Marketplace das RIs, uma plataforma que permite a compra e venda de instâncias reservadas Standard fora de uso. Clientes que compraram instâncias reservadas Standard, que não podem ser convertidas para diferentes tipos, famílias e regiões, podem vender as mesmas no marketplace. Isso permite um alívio orçamentário, para que possam aplicar os investimentos em outros recursos necessários.

Do ponto de vista dos clientes que precisam ampliar suas estruturas de instâncias reservadas, eles podem encontrar oportunidades com descontos bastante atrativos e com diferentes períodos de comprometimento.

Podemos observar na imagem abaixo uma oportunidade de c4.xlarge sendo ofertada no Marketplace por um terceiro (outro consumidor AWS). Essa oportunidade oferece uma economia de 55% quando comparado ao preço On Demand de 0.199$. Além disso, essa oferta é 19% mais barata do que uma instância idêntica na própria AWS.  

O Marketplace da Amazon parece ser uma solução conveniente para algumas limitações de instâncias reservadas. As ofertas e opções para a compra de instâncias reservadas que podem ser encontradas no mercado podem incluir termos de compromissos mais curtos (que garantem flexibilidade e economia).

Contudo, diante de uma infinidade de listas com diversas ofertas, se torna dificílimo garantir as melhores ofertas e as maiores economias. Em questão de segundos pode-se perder inúmeras oportunidades. 

Como resultado de tudo o que foi exposto até aqui, um gerenciamento eficiente de instâncias reservadas não é tarefa simples. 

As instâncias reservadas não tem aplicabilidade tão direta como aparentam, e para garantir excelentes economias, bem como a ampla cobertura de instâncias reservadas, é preciso tomar centenas de decisões por segundo. É preciso, então decidir em um curto espaço de tempo, o tipo, o grupo, as opções de pagamento e outras variáveis. 

Mesmo tendo amplo conhecimento a respeito das características das instâncias, muitos consumidores estão tendo dificuldades em planejar e executar uma estratégia de compra e venda de instâncias reservadas. É necessário tempo, e um grande esforço de um time técnico, para encarar o desafio de usar instâncias reservadas por conta própria.

Para solucionar as dificuldades existentes no gerenciamento das Instâncias Reservadas e do Saving Plan, a Spotinst lançou o Spotinst ECO - Gerenciador Autônomo de Instâncias Reservadas. 

Conheça mais sobre o Spotinst ECO no artigo Spotinst ECO - Gerenciamento Autônomo de Instâncias Reservadas e Saving Plan na AWS

Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
bottom of page