top of page

Spotinst ECO - Gerenciamento Autônomo de Instâncias Reservadas e Savings Plans na AWS

Tendo como principal característica ser uma empresa que visa otimizar os custos computacionais em nuvem de seus clientes, a Spotinst reconhece os desafios de manter e gerenciar Instâncias Reservadas e, por isso, oferece a solução Spotinst ECO.


Spotinst Eco é um serviço autônomo para o gerenciamento de instâncias reservadas e Saving Plan que auxilia os consumidores a extrair o máximo de economia das diversas opções de reserva de instâncias. Ele assegura alta cobertura para workloads On-Demand com foco na garantia da disponibilidade associada ao máximo de economia.


O Spotinst Eco é totalmente automatizado e não requer nenhuma ação do ponto de vista do usuário. Mas como isso funciona então?


Análise das Instâncias Reservadas da AWS


Inicialmente, o Spotinst Eco efetua uma análise criteriosa do portfólio de instâncias reservadas presentes na conta AWS do usuário. A única permissão necessária para esta etapa preliminar é (somente) a visualização dos relatórios de uso e custos das instâncias reservadas. Baseado nesses relatórios o Spotinst Eco apresenta ao usuário uma Dashboard com o compilado do uso atual e os potenciais de economia desperdiçados. Ele leva em conta as instâncias subutilizadas e com isso consegue efetuar uma previsão do potencial de economia alcançável com o Spotinst ECO.




Após a análise inicial, o Spotinst Eco permite/solicita a configuração de parâmetros que orientem a composição do portfólio de instâncias reservadas. Ao assegurar que o conjunto de instâncias reservadas seja bem definido desde o início, o Spotinst ECO pode garantir o máximo de economia futura dentro do que foi pré estabelecido. Isso, contudo, não impedirá o Spotinst ECO de potencializar ao máximo qualquer quadro de reservas de instâncias de um portfólio. Abaixo pode-se ver duas possibilidades de estratégias de reservas de instâncias de acordo com os prazos de comprometimento:




Spotinst Eco irá orientar os consumidores com recomendações e estratégias de otimização de custos baseado nas necessidades específicas de cada cliente, levando em conta somente duas tomadas de decisão – a extensão do comprometimento e o valor mínimo de comprometido.

Uma vez estabelecido estes parâmetros, e a estratégia for aprovada pelo cliente, o Spotinst Eco dará início a etapa execução do plano de compra e venda.


Neste ponto, o ECO passará a gerir de maneira autônoma as instâncias reservadas do consumidor.

Ao identificar tendências de preços e anomalias, o Eco irá iniciar a venda do excedente de instâncias reservadas para eliminar desperdícios e, ao comprar novas RIs, ele irá procurar as melhores ofertas disponíveis no marketplace para alcançar o máximo de economia possível. Isso tudo levando sempre em consideração a garantia de disponibilidade e o que foi pré determinado pelo usuário.



Dashboard da Utilização de Instâncias Reservadas

Quando a etapa de execução é habilitada, o ECO dá ao usuário a visualização da economia real executada. Esse dashboard dará visibilidade às instâncias reservadas presentes na conta do usuário, bem como a economia e o comprometimento firmados.




Spotinst Eco visa garantir que as economias cresçam ao longo do tempo, ao passo que o comprometimento seja reduzido drasticamente. Reduzir o tempo de compromisso significa dizer que os workloads não mais estão presos a reservas de longo prazo.

Com um simples setup e um gerenciamento contínuo o Spotinst ECO oferece ao usuário tranquilidade e tempo livre para alocar esforços em outras tarefas e recursos. Ao manter de forma autônoma a gestão das instâncias reservadas o ECO libera os desenvolvedores para efetuar outras atividades.


Quer assistir a uma demonstração do Spotinst ECO? Agende um horário com nosso time técnico.

Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
bottom of page