top of page

UM APPLIANCE DE BANCOS DE DADOS SIMPLES E OTIMIZADO POR UM PREÇO ACESSÍVEL

SEIS MANEIRAS DE MELHORAR O USO DOS DADOS EMPRESARIAIS USANDO UM APPLIANCE

As empresas nunca entenderam tão bem que dependem dos dados para obter insights e vantagem competitiva. E quando se trata de dados, elas sempre querem acesso fácil e desempenho acelerado.

Mas o que há de diferente agora? Hoje, as organizações querem esses fatores e muito mais. Elas querem que a função de TI elimine as limitações de tempo e acelere a implementação de novos bancos de dados e aplicativos. Querem a redução das limitações causadas pelas distâncias,

fornecendo acesso remoto mais confiável e de melhor qualidade às filiais e escritórios remotos. Em um mundo globalizado, onde os negócios não param nunca, as empresas querem que a função de TI garanta dados com disponibilidade ininterrupta.

Se conseguir entregar bancos de dados e aplicativos com maior rapidez, de modo consistente e automatizado, a um número maior de locais, sem precisar comprometer os recursos locais, a função de TI estará liberada para manter o foco em projetos mais estratégicos.



O IMPERATIVO DOS NEGÓCIOS

Os obstáculos de TI são claros. Para ter uma atuação mais estratégica, a função de TI deve cumprir seu compromisso de atender às necessidades empresariais básicas no tocante à tecnologia em geral e aos dados de maneira específica. Deve manter os sistemas e garantir a continuidade dos negócios, especialmente no que diz respeito aos SLAs (contratos de nível de serviço). Deve gerenciar as solicitações referentes à capacidade, conforme necessário. E, naturalmente, deve administrar os custos de implementação de aplicativos empresariais.


Além de assumir esses compromissos, a função de TI enfrenta problemas internos. Deve se manter atualizada com relação às inúmeras questões técnicas, especialmente na gestão de sistemas e usuários, suporte ao usuário final e administração de dados e redes — tudo isso sem aumentar o número de funcionários. O treinamento é um aspecto importante, mas ocupa um tempo que deveria ser usado nas atividades fundamentais. A contratação de profissionais com experiência em tecnologia de ponta tem custo elevado.

Por outro lado, não implementar novas tecnologias também pode custar caro. A manutenção relacionada à complexidade de uma infraestrutura obsoleta e ultrapassada também tem um custo. De um modo geral, podemos dizer que encontrar o equilíbrio é difícil. Como a função de TI pode conciliar essas exigências conflitantes e encontrar tempo para ser proativa e estratégica em vez de atuar de modo reativo?



UMA MANEIRA MELHOR DE ATENDER AS NECESSIDADES DA EMPRESA: NOVAS OPÇÕES PARA O APPLIANCE DE BANCOS DE DADOS

Uma solução clara é aproveitar os benefícios das ofertas ampliadas de appliances de bancos de dados, muitas das quais já foram implementadas em vários segmentos verticais — como ensino superior, finanças e varejo — proporcionando inúmeras vantagens aos clientes. Essas novas configurações podem ajudar a função de TI a proporcionar novos benefícios em seus esforços de atender as necessidades da empresa.


Simples. Com a implementação de bancos de dados e aplicativos em um único appliance, a função de TI pode reduzir o tempo necessário para colocar um banco de dados em produção de dias para apenas 90 minutos. Um appliance também simplifica a administração, especialmente quando a função de TI pode contar com um único fornecedor para atender suas diferentes necessidades.


Otimizado. Ao comprar um appliance, as equipes de TI recebem um dispositivo pré-configurado, desenvolvido para finalidade específica e otimizado para executar o banco de dados, o que reduz o tempo dedicado a fazer com que vários elementos — que incluem hardware, sistema operacional, banco de dados, armazenamento, rede e aplicativos — funcionem em conjunto. Todos os elementos já vêm integrados em um único dispositivo. Adicione extensões da nuvem padrão de mercado e o appliance fornecerá backup para cobrir vários componentes padrão do setor.


Preço acessível. Os novos appliances também oferecem novos modelos e preços (que chegam a um quarto do custo do modelo anterior), permitindo que os departamentos de TI implementem sistemas do tamanho ideal com maior facilidade em filiais e escritórios remotos. Tal facilidade oferece a opção de conectar mais bancos de dados à nuvem para cenários híbridos ou econômicos, com backup baseado na nuvem. A função de TI também gera economias operacionais, graças à capacidade de tratar com um único fornecedor para questões de implementação e manutenção.


PRINCIPAIS CASOS DE USO


Com os novos níveis de simplicidade, aprimoramentos e preços acessíveis, a nova geração de appliances de bancos de dados pode ajudar a função de TI em vários casos de uso.



1. Filiais e escritórios remotos

É muito comum as equipes de TI não equiparem filiais e escritórios remotos com bancos de dados locais porque isso exigiria mão-de- obra disponível (maior custo) ou por falta de espaço físico para o equipamento. Entretanto, um appliance de bancos de dados requer footprint menor para executar os mesmos aplicativos e bancos de dados de um datacenter central. Desse modo, as empresas podem aproveitar os benefícios do gerenciamento independente, monitoramento automático e suporte call-home, sem deixar de manter a conformidade com as regulamentações locais e reduzir a latência de rede.


2. Desenvolvimento e testes

Com um appliance, a função de TI pode implementar um banco de dados em questão de horas, e não de dias. Nesse cenário, é possível acelerar a geração de receita, lançando novos recursos de software no mercado com maior rapidez e melhor qualidade. Também é possível reduzir as despesas operacionais com a diminuição do tempo tradicionalmente usado para provisionar os ambientes de desenvolvimento e testes, reduzindo as despesas de capital com o uso de snapshots ou clones sem provisionamento completo e, consequentemente, minimizando o espaço de armazenamento. Outro benefício é o aumento de produtividade, pois cada ambiente existe exclusivamente para cada desenvolvedor.


3. Solução in-a-box

Um appliance consolida hardware, software, rede e armazenamento em uma única caixa para maior eficiência. Hospedando elementos como servidor, armazenamento, rede, bancos de dados e aplicativos em um único appliance altamente automatizado, a função de TI pode simplificar o ambiente de datacenter e reduzir os custos. O appliance permite, por exemplo, implementar soluções completas de aplicativos rapidamente, como um ambiente de desenvolvimento em Java ou produtos PeopleSoft da Oracle. A função de TI pode padronizar em uma plataforma de um único fornecedor para reduzir os riscos de implementação e manutenção, bem como os custos operacionais, oferecendo o mesmo aplicativo por toda a rede. Outro benefício é a diminuição das despesas operacionais por meio da consolidação de bancos de dados e aplicativos com máxima utilização e redução das despesas de capital com o uso do número correto de funcionários para gerenciar a plataforma local e remotamente.


4. Atualização de hardware

Se precisar atualizar o hardware, a função de TI poderá recorrer a um appliance para obter os mesmos recursos com menor complexidade. Ou seja, ela poderá equipar um escritório remoto com recursos iguais aos da matriz e, ainda assim, reduzir os custos operacionais através da melhoria na distribuição de sistemas e no uso de energia e recursos de arrefecimento dos novos dispositivos. Também poderá eliminar o tempo antes usado em integração, testes e implementação de uma solução de pilha completa, pois o appliance é otimizado para consolidação. Como acontece em outros cenários, a função de TI poderá reduzir despesas operacionais consolidando bancos de dados e aplicativos, bem como diminuir as despesas de capital graças ao footprint compacto.

5. Consolidação de bancos de dados

Com um appliance de bancos de dados, a função de TI pode executar vários bancos de dados na mesma infraestrutura, ou seja, pode simplificar a instalação e manutenção, e chegar mais perto de um modelo DBaaS (banco de dados como um serviço). Pode reduzir o tempo entre investimento e obtenção de valor com implementações automatizadas e otimizadas de bancos de dados. Um appliance de bancos de dados também pode eliminar o tempo necessário para integrar, testar e implementar vários bancos de dados. Em termos de custos, é possível reduzir as despesas de capital com a consolidação de bancos de dados, a maximização do uso e a redução das despesas operacionais através de implementações padronizadas.

6. Backup e recuperação

Um appliance de bancos de dados oferece uma pilha integrada e melhores práticas que permitem aos DBAs (administradores de bancos de dados) implementar rapidamente uma estratégia de backup e recuperação no local e na nuvem para cumprir os SLAs. Desse modo, a função de TI consegue reduzir os custos operacionais transferindo a carga de armazenamento, datacenter e tempo administrativo para uma arquitetura de nuvem compartilhada. Usando as mesmas ferramentas de backup e estratégias de recuperação no local e na nuvem, é possível eliminar os custos associados de aquisição, licenciamento e treinamento de novas ferramentas de backup para migração. Isso pode reduzir as despesas operacionais, automatizando as tarefas dos DBAs e garantindo sucesso nas recuperações de dados.

QUEM PODE SE BENEFICIAR COM UM APPLIANCE DE BANCOS DE DADOS?

Muitas empresas já estão colhendo os benefícios:

  • Com a instalação de um appliance de bancos de dados, a LifeLock, empresa de proteção de identidade, conseguiu implementar ambientes completos de bancos de dados em um único appliance — com a configuração concluída normalmente em um único dia — e, consequentemente, reduzir a complexidade. A LifeLock também conseguiu diminuir a latência para apenas quatro milésimos de segundo.

  • A Epsilon, empresa de serviços de marketing multicanal, usa o appliance de bancos de dados em implementações para pequenas e médias empresas, pois agora consegue comercializar seus produtos a preços mais acessíveis e atualizar o código das versões de modo muito mais rápido.

  • A NEC Austrália, divisão de uma empresa de serviços de TI, comercializa um appliance de dados como uma oferta de PaaS (plataforma como um serviço) com desenvolvimento e implementação mais rápidos. A empresa cita três benefícios principais: redução de 40% no custo de propriedade, diminuição de 80% no tempo de implementação e melhoria de 50% no desempenho.

As organizações que buscam simplicidade e preços acessíveis com um appliance altamente configurável e fácil de implementar têm novas opções a considerar com a nova geração de tecnologia. Agora elas podem atender mais locais com menor custo, consumindo menos recursos.




Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
bottom of page