top of page

Um breve comparativo sobre as principais ferramentas DevOps: Puppet vs Chef vs Kubernetes vs Docker

A cultura de engenharia de software "DevOps" criada para unir desenvolvedores e a área operacional, se tornou um dos aspectos mais essenciais do ciclo de vida de desenvolvimento de software. Agora é parte integrante do planejamento dos projetos até a entrega, de startups a grandes empresas de tecnologia.


Com a chegada das plataformas de virtualização e computação em nuvem, a necessidade de novos serviços tem crescido muito. A cultura "DevOps" automatiza e monitora o processo de criação de software, desde a integração, teste, liberação, implantação e gerenciamento, reduzindo os ciclos de desenvolvimento, aumentando a frequência de implantação e complementando os objetivos de negócio.


Essa “nova"cultura traz uma série de ferramentas de automação e ferramentas de gerenciamento de configuração, as alterações a nível da hardware podem ser facilmente definidas e implementadas em ambientes com vários servidores. Mas adotar a plataforma correta ou a ferramenta de gerenciamento de configuração mais adequada não é tão simples quanto parece. Das várias ferramentas recentes disponíveis no mercado, vamos comparar aqui algumas das mais utilizadas e que possuem vastos recursos para os “DevOps".

Ansible

O Ansible é uma ferramenta de gerenciamento de configuração de servidores simples, porém poderosa, que pode transformar o DevOps de uma organização, modernizando a TI e permitindo uma implantação mais rápida das aplicações. Ele automatiza o gerenciamento de configurações, a orquestração, a implantação, o provisionamento na nuvem e vários outros requisitos de TI.


A diferença entre o Ansible e outras ferramentas de gerenciamento de configuração como Puppet e Chef, é que eles provavelmente têm um conjunto melhor de recursos. Ele pode ser usado para fazer alterações em máquinas recém-implantadas e reconfigurá-las.


Alimentado pela Red Hat, o Ansible Tower permite que os usuários gerenciem e controlem as implantações multicamada de forma segura.

Puppet

O Puppet é uma ferramenta de gerenciamento de configuração baseado em código aberto, capaz de orquestrar a infraestrutura e fazer o controle de versões de software para os desenvolvedores e equipes de operações


Entregar e operar com segurança todo o software (infraestrutura, aplicativos) em qualquer lugar.

Ele permite que os usuários entendam e atuem sobre as alterações que ocorrem nos aplicativos, juntamente com os relatórios detalhados e alertas em tempo real. Os usuários podem identificar essas alterações e corrigir os problemas com muita rapidez. A infraestrutura é tratada como um código pelo Puppet, o que ajuda mais facilmente na revisão e no teste de configurações em todos os ambientes - desenvolvimento, teste e produção



O Puppet contém um daemon chamado “Puppet agent" que é executado nos client servers. Existe outro componente que contém a configuração para todos os hosts, chamado “Puppet Master". O “Puppet Agent" e o "Puppet Master" são criptografados com segurança usando SSL.

Docker

O Docker, é uma plataforma de conteinerização de software, mais conhecido como CaaS “Container-as-a-Service”. Essa plataforma fornece liberdade para os desenvolvedores de aplicativos / infra-estrutura e equipes de operação de TI para que possam criar um modelo para melhor atender em inovação e colaboração.



O Docker nasceu baseado em Containers Linux (LxC) para criar ambientes virtuais permitindo que os usuários criem, implementem, executem e gerenciem aplicativos encapsulados em contêineres. Os contêineres são extremamente leves comparados a virtualizadores pois não exigem carga adicional de um hypervisor e são executados a nível de kernel. O Docker também é capaz de fornecer consistência dentro do ciclos de desenvolvimento e lançamento, padronizando o ambiente.


O Docker Engine inclui o "daemon process” (o comando dockerd), uma API para especificar as interfaces que os programas usam para interagir com o daemon e um cliente de interface de linha de comandos (CLI). Devido à padronização, os desenvolvedores podem analisar e corrigir erros de maneira mais eficiente nos aplicativos e também fazer alterações nas imagens Docker. Os usuários podem criar uma única imagem e usa-la em todas as etapas durante a implantação.



A arquitetura cliente-servidor do Docker permite que o cliente interaja com o daemon, que executa as tarefas como construir, executar e distribuir os contêineres. O Docker também permite que os usuários criem aplicativos com segurança tanto no local quanto na nuvem. Seu design é modular para que possa integrar-se facilmente aos ambientes existentes.




Chef

O Chef oferece automação de forma rápida, escalável e flexível. O Chef também é uma ferramenta de gerenciamento de configurações, assim como o Puppet, e usa "recipientes" na forma de instruções para configuração dos servidores Web, bancos de dados e balanceadores de carga. Os recipientes no Chef definem os componentes na infraestrutura e como esses componentes podem ser implantados, configurados e gerenciados.


A política de configuração do Chef permite que os usuários definam a infraestrutura como código. Suas ferramentas de desenvolvimento podem testar atualizações de configuração em estações de trabalho, infraestrutura de desenvolvimento e instâncias na nuvem.

O Chef empacota as configurações em arquivos JSON chamados de "cookbooks" e executa o software no modo "client server" (Chef-server) e “Chef-solo".

Kubernetes

Todos nós estamos familiarizados com os problemas que as empresas experimentaram tradicionalmente, quando tiveram que migrar seus servidores de um provedor de serviços para outro, talvez devido à melhor estrutura de preços ou recursos. A atualização e a migração tornaram-se particularmente dolorosas, pois diferentes sites usavam versões específicas de software. Mas a conteinerização resolveu com sucesso esse problema.


O foco do DevOps mudou para a criação de aplicações escalonáveis ​​capazes de serem distribuídas, implantadas e executadas com eficiência em qualquer lugar. Onde o Docker forneceu o primeiro passo para ajudar os desenvolvedores a criar, lançar e executar softwares com facilidade, o Kubernetes veio para dar um grande salto ajudando o DevOps a executar contêineres em cluster, gerenciar aplicativos em diferentes contêineres e monitorá-los de forma


O Kubernetes é um sistema de código aberto que foi desenvolvido pelo Google e posteriormente doado para a CNCF (Cloud Native Computing Foundation). Ele ajuda os desenvolvedores a implantar, dimensionar e gerenciar aplicativos em contêiner com automação. O Kubernetes permite que o DevOps atenda eficientemente às demandas do cliente implantando aplicativos de forma previsível e rápida, dimensionando-os, iniciando novos recursos e limitando o uso do hardware apenas aos recursos necessários.

O Kubernetes é portátil e pode ser usado em ambientes de nuvem pública, privada, híbrida e multicloud; sendo auto-reparável com recursos como replicação automática, posicionamento automático, dimensionamento automático e reinicialização automática.

Jenkins

O Jenkins é outra opção para as equipes de DevOps monitorar a execução de tarefas repetidas, oferecendo centenas de plug-ins que ajudam os desenvolvedores das equipes de DevOps a criar, implantar e automatizar os projetos.


É basicamente um servidor de automação auto-contido e extensível que pode ser usado como servidor de CI (Continuous Integration) e CD (Continuous Delivery), pode ser transformado em um hub de entrega contínua para criar, testar, lançar ou implantar software. O Jenkins suporta sistemas operacionais Windows, Mac OS X e UNIX.

Ele pode ser instalado via pacotes nativos de sistema, Docker, ou pode ser executado de forma independente por uma máquina com o Java Runtime Environment (JRE).

GIT - Repositório Central

Lançado sob a GNU "General Public License" versão 2.0, o Git é uma versão distribuída de código aberto


Oferece alto desempenho e pode lidar com projetos de todos os tamanhos com eficiência e velocidade, fornecendo vários recursos incluindo modelo de ramificação local, múltiplos workflows, áreas de preparação convenientes etc.


O Git ajuda o DevOps a ter diferentes filiais locais independentes umas das outras, levando segundos para criar, mesclar e excluir as linhas de desenvolvimento.

Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
bottom of page