top of page

Como usar RI’s para suprir suas necessidades de escalabilidade na AWS.

Reserved Instances (RI) é uma forma de contratação de instâncias EC2 onde a AWS oferta com descontos que chegam a 70% em troca do compromisso de uso do cliente em um ou três anos e Instâncias Spot é uma outra oferta onde a AWS oferece a contratação de instâncias ociosas sob demanda com descontos que podem chegar a 90%.

Nem sempre os números refletem a realidade, quando comparamos os descontos oferecidos nas modalidades de contratação Spot e Reserved Instance, a primeira vista nos parece que devemos contratar RI quando necessitamos de uma capacidade fixa full time enquanto devemos usar Spot apenas para atender a nossa carga elástica; Porém sempre há um custo residual proveniente da natureza da escalabilidade.


O Custo Residual ocorrer devido ao processo de liga/desliga das instâncias na capacidade elástica, pois quando ligamos uma instância somos cobrados pela hora cheia logo no primeiro segundo, ou seja, se você tem uma boa política de escalabilidade, onde uma instância é usada por 54 minutos, antes de desligar, teremos um custo residual de 6 minutos, que foram pagos e não foram utilizados. Neste simples exemplo podemos perceber um custo residual de 10%. Boas políticas de escalabilidade conseguem reduzir o custo residual mas até mesmo, as melhores políticas não conseguem zerar esse custo.

Devido ao custo residual, um desconto oferecido na modalidade Spot, por exemplo 80%, pode vir a ser na prática 70%, vejamos:

Suponha que sua aplicação possua em média um range de 10 instâncias em sua capacidade elástica durante o período e que ocorre em média 100 processos de liga/desliga por instância durante o mesmo período, se 20 minutos forem perdidos em cada processo, teremos um resíduo de 20,000 minutos, ou seja, 333 horas de uso desperdiçados, aproximadamente, se refletirmos esse resíduo no preço da instância e supormos que custe $1/hora (on-Demand) o Preço Spot seria $0.20/hora (80% de desconto) porém para cada hora de fato usada, você paga um resíduo médio de 30 minutos, então o custo real com Spot será $0.30/hora, que é equivalente a 70% de desconto do preço cheio de $1.

A ​Cloudability​ é uma ferramenta de gerenciamento e otimização de nuvem, líder no mercado, e tem conseguido entregar orientações de otimização de nuvem, através de gráficos intuitivos, alavancando economias entre 30% e 50% para seus clientes. Entre as ferramentas da Cloudability, existe uma que analisa o uso de instâncias em seus ambientes e traçam um planejamento de contratação de RI’s chamado ​Reserved Instance Planning.



Qual a vantagem de se ter um planejamento de RI?

Quando contratamos uma RI, o uso de uma instância durante o período contratado é livre, ou seja, não gera custo residual, você pode ligar e desligar essa instância quantas vezes for necessário pois você já pagou pelo uso daquela determinada instância. Quando contratamos uma RI e o desconto oferecido for 70%, de fato o desconto oferecido é 70% e ainda que sua intuição diga que só é 70% se você tiver uma única instância rodando 100% do tempo, a sua capacidade elástica utiliza várias instâncias cuja utilização somada, incluindo o custo residual geralmente cobrem o custo de uma RI em 4 ou 5 meses.

A Cloudability exibe em sua dashboard qual o valor pago atualmente e faz a estimativa do custo para o ano com e sem a contratação de RI, indicando claramente qual será a sua economia se sua empresa decidir por contratar as RI’s indicadas além de discriminar caso a caso instância por instância, tirando assim o máximo de proveito das suas instâncias e reduzindo ao máximo o custo residual.



A Cloudability exibe em sua dashboard qual o valor pago atualmente e faz a estimativa do custo para o ano com e sem a contratação de RI, indicando claramente qual será a sua economia se sua empresa decidir por contratar as RI’s indicadas além de discriminar caso a caso instância por instância, tirando assim o máximo de proveito das suas instâncias e reduzindo ao máximo o custo residual.

Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
bottom of page